quarta-feira, 4 de junho de 2008

Carta do chefe Indígena Seatle


Como se pode comprar ou vender o céu, o calor da terra? Essa idéia nos parece estranha(...)


Somos parte da terra e ela faz parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia são nossos irmãos(...)


O que é o homem sem os animais? Se todos os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito. pois o que ocorre com os animais em breve acontecerá com o homem. Há uma ligação em tudo(...)


Isto sabemos: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família.


O que acontece com a terra recairá sobre os filhos da terra.


O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um dos seus fios. Tudo que fizer ao tecido, fará a si mesmo (...)


sabemos que o homem branco não compreende os nossos costumes. Uma porção de terra, para ele, tem o mesmo significado que qualquer outra, pois é um forasteiro que vem à noite e extrai da terra aquilo que necessita. A terra não é sua irmã, mas sua inimiga, e quando ele a conquista, prossegue seu caminho. Rapta da terra aquilo que seria de seus filhos e não se importa. Trata a sua mãe, a terra, e seu irmão, o céu, como coisas que possam ser compradas, saqueadas, vendidas (...) Seu apetite devorará a terra, deixando somente um deserto.

Relação Homem Natureza


Nos últimos séculos o homem tem tido um comportamento destrutivo em relação à biosfera. A mentaliadde moderna,que vem imperando desde o surgimento do capitalismo,encara a natureza como um mero instrumento a serviço do homem.Para as pessoas que pensam assim, as árvores, os animais, o solo, a água, o ar, enfim a natureza só tem importância se servir para algum objetivo, geralmente econômico, isto é, ligado à busca do lucro ou da satisfação material.

Veremos alguns problemas graves, que começam causar profundas mudanças na biosfera e a ameaçar a sobrevivência da humanidade.São eles: aumento de gás carbônico na atmosfera, o crescimento na camada de ozônio e o acúmulo de armamentos cada vez mais destrutivos e mortíferos.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

São Caetano

Quando quiser me encontrar eis o meu endereço!!!!
Bjs!!!

Este é o meu endereço.



Exibir mapa ampliado

ENDEREÇO DE MARI

CONVITE

Convido a turma para comer um feijão em comemoração ao nascimento de minha neta Mayadila.

Tchau!!! Bjss!!!

Confira o endereço!

quarta-feira, 14 de maio de 2008

TERRA A NOSSA CASA

Se não cuidarmos do nosso planeta que é a nossa casa, onde iremos morar?

GUARDA-CHUVA FURADO

Talvez um dos mais importantes beneficios que as áreas verdes tragam para o municipio seja a proteção do seu solo.Retirando a vegetação, o solo perde a estabilidade que as raízes oferecem. No Rio de Janeiro, por exemplo, onde muitos morros foram desmatados, podem ocorrer perigosos desabamentos de terra durante as chuvas fortes.

Não são apenas as raízes que protegem o solo. As copas das árvores também cumprem seu papel. Elas atuam mais ou menos como um guarda-chuva! Claro que ele tem furos, porque a terra precisa receber a água que vem da chuva.Mas o importante é que as folhas amaciam o impacto dos pingos no solo.Assim, a água é absorvida pela terra, fornecendo nutrientes para consumo das próprias plantas e microorganismos.Além disso essa água enche os lençóis freáticos-verdadeiros lagos subterraneos de onde a água muitas vezes é bombeada para a superfície, abastecendo as cidades.

As consequências do desmatamento são a seca dos lençóis freáticos e desertificação da região,pois sem água nem nutrientes na terra, as plantas morrem.




Assistam o trailler.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

O Turismo e o Patrimônio Cultural

A partir da Revolução Francesa a UNESCO ( Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura ) preocupada com os Patrimônios Culturais implanta Cartas como as de Nova Deli e Veneza contendo orientações de preservação dos monumentos históricos culturais.
No Brasil durante o periodo da semana das artes o governo brasileiro delegou a Mário de Andrade um mapeamento do Patrimônio Arquitetônico Cultural brasileiro, posteriormente estas unidades foram tombadas para não sofrerem modificações futuras.

As populações não devem ser relocadas dos Centros Históricos de suas cidades, como recomenda as cartas resultante de encontros com paises de todo mundo como comenta Silvia Helena Zanirato